sexta-feira, 24 de julho de 2009

Robalo 5,700kg

Então foi assim…

Image Hosting by imagefra.me

Novembro de 2007, após uma semana a dar robalos com força, esta foi a última captura que consegui (acabei em beleza). Os peixes estavam a sair ao fim do dia mesmo antes do sol se por, depois disso nem toque tinha. A parte mais engraçada da história deste dia foi o facto de no caminho de Santarém até á praia Del’Rei, a bomba de água da minha Renault deu o badagaio… mas com a febre de querer apanhar algum peixe que fosse, ainda insisti em ir até lá parando de 5 em 5 kms para por água no carro. Só o facto de chegar ao pesqueiro já foi uma briga enorme e sabia lá eu que estava outra briga para vir!

Por causa do carro cheguei mesmo no fim do dia já com o sol mesmo no horizonte e lá fui eu a correr pelo monte a baixo direito a uma enseada com misto de pedra e areia onde nos dias anteriores já tinha feito uns peixes e assumi que fosse o melhor sítio da zona. Curioso ou não estava lá mais uma pessoa a “spinnar” que não faço ideia do que pensou a ver-me correr pela praia a fora passando para a frente dele mais ou menos uns 50mt direito á tal enseada. Assim foi, ao terceiro lançamento sinto uma pancada forte, mas nada de outro mundo. Arranca direito á margem o que me fez pensar que o ia perder, pois deixei de o sentir por uns segundos. Mas não, estava bem ferrado. Não demorei muito a encostá-lo á rebentação mas senti muitas dificuldades em move-lo daquela zona porque assim que passava da rebentação o peso era enorme. Com o recolher das ondas o peso duplicava e aí percebi que vinha lá “peixão”. Rezei logo a todos os anjinhos pedindo que o 0.30 fosse o melhor amigo do homem! Numa onda maior deixei-o vir com a rebentação e saltei para cima dele deixando-o ficar entre os joelhos, quando a onda recolhe é que vejo o que tinha apanhado. Fique pasmado mas nunca pensando que tivesse o peso que tinha. Mandei um palpite de 3kg mas chegando a casa descobri que tinha 5.700kg. Eu bem estranhei o facto de quando o pus dentro da minha Eastpack ficar mais de metade fora!


No caminho para casa soube-me bem parar de 5 em 5 kms para por água no carro, até me ria sozinho

Neste momento é o meu recorde pessoal de mar mas espero que futuramente apanhe mais algum e nem seja só parecido, pois é uma luta e um momento inesquecível para qualquer pescador.

Material utilizado:

Cana: Cormoura Perfect 3.3
Carreto: Playway Mod.30
Fio: Awashima 0.30 Spinning Fluoro - curiosidade: aguenta até 5.700kg, nem mais nem menos

* Artigo postado no Oceano Ibérico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Visitantes do Blogue