sexta-feira, 24 de julho de 2009

A história do Marlin Azul



Maior espadim-azul da Europa
18-09-2008 18:10

A embarcação de pesca lúdica Jocanana, do Clube Naval de Sesimbra, pescou hoje o maior espadim-azul da Europa, que, depois de homologado, fixará um recorde na European Federation of Sea Anglers (EFSA) Portugal.


419 quilos, 4,40 metros de comprimento e 92 centímetros de largura fazem do espadim-azul pescado no dia 17 de Setembro o maior capturado em águas europeias, batendo o recorde conseguido em Setembro de 2004 em Lagos, e que se mantinha nos 383,47 quilos.

Depois do peixe ter mordido o isco, por volta das 16 horas, os três tripulantes da embarcação demoraram cerca de sete horas para conseguir recolher o espadim-azul para dentro do barco.

O espadim-azul do Atlântico foi pescado a cerca de 70 milhas da costa de Sesimbra e foi descarregado por volta das 14 horas de hoje.

O espadim-azul é um peixe da mesma espécie do espadarte, uma das referências gastronómicas de Sesimbra e frequentemente pescado através das embarcações de pesca lúdica que praticam ao largo da costa do concelho.

O sucesso do espadarte junto da população levou a Câmara Municipal a criar uma Quinzena Gastronómica do Espadarte que, curiosamente, se inicia na próxima semana.

O sucesso da quinzena inaugural dedicada ao espadarte, que decorreu no ano passado, levou à continuação do projecto.

Este ano, o espadarte será ementa de 42 restaurantes do concelho entre os dias 27 de Setembro e 12 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Visitantes do Blogue